Songdo, a cidade do Futuro

Na Coreia do Sul, em uma área de 1500 acres, está sendo desenvolvido Songdo (mais especificamente, o Distrito de Negócios Internacionais de Songdo), que se propõe, além de centro financeiro, a ser um referencial urbano de sustentabilidade e inovação – uma cidade inteligente. Iniciado em 2001, e ainda em metade de sua construção, já conta com 22000 habitantes, sendo o maior investimento desta natureza (cerca de US$35 bilhões).

Planeja-se que em 2015, quando concluída, Songdo abrigará 65.000 habitantes. O ambicioso projeto está sendo construído em uma ilha artificial a 56km ao oeste de Seul,e almeja ser um modelo de cidade inteligente, capaz de adaptar-se à dinâmica de seus habitantes e do meio ambiente.

Toda a cidade parte da ideia do fluxo de informações proveniente de uma conexão onipresente à internet. Dessa forma, será possível ter uma rede de dados relacionados a iluminação pública e tráfego de veículos (particulares, transporte coletivo, carga), mensurar-se o controle do “efeito ilha de calor” através de arborização urbana planejada, prover residências de controles de consumo energético e equilíbrio térmico. As residências terão,  à semelhança do romance de George Orwell, vídeos de “telepresença”, estabelecendo-se a comunicação por vídeo como padrão.

A demanda por água, preocupação natural em qualquer cidade, será equilibrada através de estratégias como captação de águas pluviais e reutilização de águas servidas garantirão enorme economia em irrigação, por exemplo. Terraços-jardins reduzirão o impacto das chuvas e o “efeito ilha de calor”, presente em áreas urbanas.

A coleta de resíduos também pretende inovar: uma rede de tubulação definida por pontos com diferença de pressão diminuiria a necessidade de caminhões de lixo. Todos os sistemas funcionariam de forma equilibrada, mantendo um feedback acerca dos níveis ideais de cada uma destas variáveis a serem mantidos em Songdo.

Fonte: Baumeister, Focus.

Sobre Heron Félix
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

One Response to Songdo, a cidade do Futuro

  1. Pingback: Cidades Ubíquas, um novo conceito sobre a vida urbana « Pet Civil – UFJF

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.391 outros seguidores