As Cidades e as Vias

O vanguardista Le Corbusier vislumbrava highways possibilitando trânsito ininterrupto – muitos concordam com esse ponto de vista: as highways levariam ao core das grandes cidades, focando os locais mais importantes. Há, entretanto, uma crítica relacionada ao impacto social das vias em si, e algumas constatações relativizam a sua necessidade.

 

A construção de novas highways poderia prejudicar comunidades – uma diminuição no fluxo de passagem distribuído de veículos significaria uma potencial diminuição nos negócios locais, o que diminuiria o valor dos terrenos e teria impacto na própria conceituação de lugar. É esse, ao menos, o debate explorado pela Street Films no interessante curta abaixo.

Moving Beyond the Automobile: Highway Removal from Streetfilms on Vimeo.

Outra discussão interessante aborda a área de nossas cidades reservada a vias. Pensando nisso, Dan Burden cunhou a expressão “dieta de vias” (em seu paper “Road Diets: Fixing the Big Roads“), que consiste em diminuir o número de faixas das vias, abrindo espaço a pedestres e ciclistas, dentro de um planejamento que aumentaria a eficiência de todo o sistema de transportes.

Esta mudança teria um impacto positivo ao incentivar os negócios locais, melhoras as relações de vizinhança (e portanto a segurança pública) e, indiretamente, valorizar os terrenos. Sem mencionar que o transporte em si seria melhorado, bem como a qualidade de vida.

Moving Beyond the Automobile: Road Diets from Streetfilms on Vimeo.

Fica a questão: até que ponto grandes obras, tão preferidas pelos políticos por sua ostensividade, são melhores que pequenas intervenções? Ao que parece, a resposta é simples, mas sua aplicação depende de decisões nem sempre realizadas com o devido suporte técnico.

Fontes: Urban Times (30/03) e Urban Times (19/04).

Sigam-me no twitter: @arquitetogeek

About these ads

Sobre Heron Félix
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

One Response to As Cidades e as Vias

  1. jose ribamar s.ferreirai diz:

    gosto de arquitetura e sempre abro no site do arquiteto geet. os meus arquitetos preferidos são o francês jean nouvel e aquino no brasil osaka.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.348 outros seguidores