NASA gera mapas do “efeito ilha de calor”

A NASA elaborou um estudo no nordeste dos EEUU, gerando mapas do “efeito ilha de calor”, que surpreendem ao revelar a intensidade do problema. Tornando clara a diferença de temperatura entre certas cidades e seu entorno (em alguns casos da ordem de 9 graus celsius), revela-se uma questão que não pode ser ignorada num mundo em franco aquecimento.

“Esta é a primeira vez, que eu saiba, que alguém comparou sistematicamente o efeito ilha de calor entre várias cidades, em escala global”, afirma Ping Zhang, cientista do Goddar Space Flight Center e autor do estudo. Não se trata de um problema próprio da seara ecológica, como alguns poderiam pensar; a Agência de Proteção Ambiental dos EEUU estima que, entre 1979 e 2003, mais pessoas morreram devido ao efeito ilha de calor que devido a furacões, raios, tornados, inundações e terremotos – todos juntos.

“Surge a questão: o que podemos fazer para projetar nossas cidades de forma a amenizar os piores efeitos das ilhas de calor?”, diz Cecile de Munck, do Centro Francês para Pesquisa Meteorológica, que estuda a absorção de calor em áreas urbanas.

Através de seu estudo, a NASA demonstra que pintar superfícies de branco e aumentando a cobertura vegetal (incluindo-se aí gramados, terraços e telhados verdes) tem a capacidade de suavizar o efeito ilha de calor, tornando-se assim medidas a serem adotadas em escala urbana – como já se observa em Nova York.

fontes: inhabitat e NASA.

Siga-me no twitter! @arquitetogeek

Sobre Heron Félix
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.398 outros seguidores