Como usar cartas solares

Apesar de muitos sofwares atualmente simularem a insolação das edificações, o conhecimento acerca do uso das cartas solares ainda é de grande utilidade – sendo inclusive cobrado em diversos concursos públicos. Assim, selecionamos dois cursos virtuais gratuitos que ensinam a como utilizá-las. Mãos à obra!

Aos estudantes que visitam o arquitetogeek: alguns de vocês já devem conhecer este site, da EAUFMG, que disponibiliza, de fato, um mini-curso completo de conforto ambiental. Nele está incluída, de forma fácil e acessível, uma explanação acerca do uso de cartas solares ortogonais e estereográficas.

Tudo bem direto, na forma de aulas e exercícios, com uma avaliação imediata do aprendizado do aluno.

O curso é bastante abrangente, contendo também lições sobre insolação, iluminação, ventilação e aeração. Vale a pena conferir. Nossos parabéns aos responsáveis da EAUFMG, que mandaram muito bem no conteúdo e no formato desse pequeno e valioso curso.

Claro, é preciso gerar a carta solar adequada à localização em vista. Para isto, há um programa (SOL-AR, ilustrado acima) desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), da UFSC, que gera a carta solar apropriada às coordenadas do local, além de fornecer outras informações valiosas acerca de temperatura e variação do norte ao longo do ano. Parabéns a mais esse trabalho realizado por uma academia brasileira!

Finalizando, divulgamos mais um curso de carta solares – algo mais ligado ao traço arquitetônico em si: o blog folhaazero traz uma explanação em 3 aulas de como utilizarem-se as cartas solares, além de ter sido através dele que viemos a conhecer o programa SOL-AR. Recomendamos as aulas, podem acessá-las aqui!

fontes: EAUFMG, LabEEE da UFSC, folhaazero.

Siga-me no twitter! @arquitetogeek

About these ads

Sobre Heron Félix
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

11 Responses to Como usar cartas solares

  1. Agradeço a menção ao site sobre conforto ambiental da EAUFMG, e deixo minha admiração por seu blog que contém outras importantes dicas de arqitetura. Um abraço

    • arquitetogeek diz:

      Nossa! Caro Renato, eu é que agradeço. Receber um elogio assim significa muito – devo dizer que o site sobre conforto ambiental da UFMG é exemplar como propagador de conhecimento. Meus parabéns, e continue visitando o arquiteto geek! Um grande abraço!

  2. Marcos Carvalho diz:

    Muito bom seu blog! É sempre bacana encontrar boa informação disponível. Muito obrigado pelo esforço.

  3. sorobo diz:

    São atitudes como essas de educar sem olhar a quem com suprema maestria pedagógica, que fazem um país mais soberano.
    Agradeço pela oportuinidade e serei um grande divulgador.

    • arquitetogeek diz:

      Muito obrigado pelo apoio! A intenção é mesmo a propagação do conhecimento – só temos a ganhar!

  4. wenddy diz:

    Olá meu nome é Wenddy tenho 14 anos e curso o 1º ano do ensino médio, foi proposto a mim pelo meu professor de paisagismo que eu elaborasse e desenhasse um pequeno trabalho sobre Carta solar.
    O desenho e o conceito foi facilmente desenvolvido mas estou com dificuldades em conseguir encontrar aplicações da carta solar em construções civis, se puder ajudar-me agradeço desde já.

    • arquitetogeek diz:

      Olá Wenddy!

      Bom, as aplicações são várias: ao projetar-se edificações, um estudo de como será a insolação é essencial para definir sua forma e disposição dos ambientes. É assim que se decide, por exemplo, a angulação (em planta) dos quartos de um hospital, dos quartos de um hotel (que podem ser demandas diferentes de iluminação), o tamanho e localização de toldos e beirais em prédios comerciais, o recuo entre prédios vizinhos, para que um não prejudique o outro, etc.

      Espero ter ajudado! Abraço e continue acompanhando o blog!

  5. Eudes Travassos diz:

    gostei muito do blog! informações precisas!
    Gostaria de sabe algumas coisas sobre ventilação tbm…

  6. Thiago Cruz diz:

    Segue mais uma ferramenta (on line) para auxiliar nos estudos:

    http://astro.unl.edu/naap/motion3/animations/sunmotions.swf

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.348 outros seguidores